O pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) Mahatma dos Santos considerou um fracasso o resultado do Primeiro Ciclo da Oferta Permanente do Pré-Sal, realizado hoje (16) pela ANP. “Considerando-se que nas rodadas permanentes os blocos só vão a leilão se alguma empresa apresentar interesse prévio, que todos os blocos leiloados se localizam no polígono do pré-sal onde a taxa de sucesso das perfurações estão acima de 80%, além do fato de o governo diminuir as exigências de conteúdo local, o volume de bônus de assinatura e a parte do governo no petróleo em lucro, o balanço é muito negativo”, comentou ele.

Diante deste resultado, Santos considera que três reflexões devem ser feitas: primeira, a época foi péssima para realizar o leilão, véspera de troca de governo gerando incertezas para potenciais investidores, conforme já havia alertado o Ineep; segunda, há necessidade, urgente, de que sejam retomados os investimentos em prospecção em novas províncias para produção de óleo e gás natural; e, terceira, resguardadas as questões ambientais, por meio da realização dos estudos prévios e da adoção de medidas efetivas de mitigação de riscos de acidentes, fronteiras como a margem equatorial e outras têm de ser exploradas.

Na avaliação do pesquisador, a ANP apostou que o problema estava na forma de leilão dos blocos para exploração. “Esse leilão provou que não. O problema é mais profundo e vai exigir uma reflexão maior tanto do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) quanto da ANP. Trocar o modelo tradicional de oferta de blocos para licitação, adotado em 1999, para o modelo de oferta permanente, onde o bloco só é ofertado se houver interesse prévio de alguma empresa, não aumentou a taxa de sucesso do leilão, que ficou pouco acima de 30%”, disse ele.

Santos destacou também para a necessidade de empresas como a Petrobras aumentarem o investimento na transição energética, como estratégia de enfrentamento a um possível risco de declínio na produção de óleo e gás natural no médio prazo.